sexta-feira, maio 13, 2011

Um Semeador de casas veganas


Zé Roberto é cozinheiro-chefe do restaurante Caminho do Mar – Vegano Carioca. Há 30 anos atuando de forma idealista e perseverante dentro da arte de levar sabor, saúde e conscientizaçã o por meio do movimento de alimentação vegetariana, Zé pode ser considerado um ativista que carrega uma bandeira verde, uma bandeira alegre e muito saborosa.
Em meados do final da década de 70, depois de muito “rodar” e fazer outras artes país afora – sempre acompanhado de grandes amigos e boas aventuras – Zé Roberto, ou o Betinho de Bangu, inicia sua jornada profissional no restaurante Natural de Ipanema. Depois de alguns anos como auxiliar, tornou-se cozinheiro-chefe. Ao mesmo tempo, começou sua busca pelo seu próprio negócio. Migra assim para Niterói abrindo pensões e um primeiro empreendimento chamado de Integral – Alimento Vital.
Muda, vira, mexe. Abre em seguida uma inovadora fabriqueta de paçoca de gergelim. Muda de novo e abre a padaria Luz do Sol que passa a fornecer salgados, pães e doces para mais de 30 lojas relacionadas com sua especialidade: Alimentos integrais. Surge então a oportunidade de abrir seu negócio em outro canto nascendo assim o Reino Vegetal, na rua Luís de Camões no Centro do Rio. Depois o Muito Verde na mesma rua que, pena não perdura. Inspirado, abre, com o amigo Guilherme, o Refeitório Orgânico em Botafogo. Após esta passagem resolve dar consultoria a alguns outros empreendedores. Participa, inventa e realiza suas peripécias em eventos em Santa Tereza e Festivais como o Rio Natura, com seu inesquecível Kibrasil (delicioso quibe de banana)na Fundição Progresso. Abre, fecha, puxa, estica. Fica e ele passa. Estação Natureza, na Tijuca, Vegetariano Social Clube, no Leblon. Ser Natural em Laranjeiras e enfim com muito carinho e respeito o Metamorfose no Centro da cidade novamente. Estabelecimento amigo, irmão como costuma se dirigir a quem o dirige. Foi então que ventos o levaram para outro canto, bem aprazível e com encanto.

Na ponta do Recreio do Rio de Janeiro em meados de 2005 abre o Caminho do Mar, Vegano Carioca. Um pequeno, porém expressivo ponto de encontro entre o sabor e valor de se poder viver de saúde e paz para se perpetuar. 
Para não deixar de criar. Para jamais deixar de ser o criador de uma estória a ser contada.  
 (Por André Rabêlo)
Fonte: http:// www.caminhodomar.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário